terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ensino Superior Inaceitável

Há muito tempo que não escrevia nada aqui em jeito de reclamação. Pois há algo que me anda a fazer comichão. Trago-vos uma pergunta:

Como é que as notas de todos os alunos numa disciplina de um curso superior podem dar uma média de 3 em 20?

  • O professor não tem jeitinho nenhum para ensinar.
  • O professor está-se completamente a cagar.
  • O professor é um tirano.
  • O professor não quer mais gente formada para não ter concorrência na investigação.
  • Todas as opções anteriores.
  • Todos os alunos da faculdade são burros, ou nenhum estudou, ou todos estavam de ressaca.

Como a opção F me parece estatisticamente improvável, resta-me dizer que por mim o "docente" era era exilado no Pólo Norte e proibido de ser professor (obviamente).

No meu curso, se alguma disciplina acabasse o ano com 3 de média, o que os meus professores fariam era reunir-se, identificar problemas e procurar soluções. Média de 3 significa que algo está mal, e que a disciplina não está a cumprir os objectivos devidos. Se é inútil, tira-se do plano de estudos. Se é importante, então temos que fazer alguma coisa. No entanto, há faculdades e cursos que não funcionam assim, incrivelmente.

Se eu pagasse mil e tal euros de propinas numa universidade e me pusessem à frente uma cadeira destas, eu armava um escândalo. E eu não sou de armar escândalos, mas estas coisas precisam de visibilidade. Costumam dizer-me que "não há nada a fazer", que "eles é que têm o poder". Ora, para haver uma revolução tem que se começar por algum lado — se tiver que ser uma pessoinha insignificante no estrato mais baixo da pirâmide social, que seja! Tem que gritar muito para se fazer ouvir, mas que grite!

Sou assumidamente alérgico a serviços públicos de má qualidade. Detesto pessoas que fazem o mínimo para ganhar o seu salário. Acho que quando o desemprego atinge níveis tão altos, a incompetência preguiça, falta de esforço e snobice em geral são ainda mais condenáveis, porque no desemprego existem milhares de pessoas que provavelmente fariam esse trabalho melhor. Neste momento, centenas de professores do ensino básico ou secundário estão em casa sem horas lectivas atribuídas, e de certeza conseguiam ensinar melhor os alunos dessa faculdade, e obter melhores resultados.

O ensino superior é uma coisa séria. Não pode ter corrupções, jogos de interesses ou qualquer tipo de má gestão. Está mal? Resolve-se!

Está na hora de começarmos a exigir mais pela qualidade do ensino, e de não nos conformarmos desta maneira submissa!


P.S.: Podia ter escrito um artigo sobre o estado do ensino básico e secundário em Portugal, mas se o quisesse fazer não saberia pode onde começar, e talvez acabasse por estragar o teclado do computador com a raiva. Fica para outra ocasião.

P.S.2: Acho que o grafismo deste blog não está preparado para gritos. É demasiado suave!

1 comentário:

  1. Ainda não ingressei no ensino superior, estou no secundário, mas concordo plenamente com toda a tua argumentação...

    ResponderEliminar