domingo, 15 de janeiro de 2012

Lisboa

Quero correr pelas praças feitas de liberdade, deambular pelas avenidas ortogonais cheias de vida, e pelas irregulares também. Quero conhecer as pessoas do comboio, do metro e dos autocarros. Quero ver bocados de diferentes cantos do mundo mesmo ao meu lado. Quero estar mais próximo da minha comunidade, e conhecer as outras. Quero contemplar a diferença que se reproduz saudável, sem limites nem censuras.

Quero ver oportunidades a passar, e apanhá-las. Quero aprender, encher a minha mente com o que a humanidade tem de mais sábio e interessante, e saborear novos conhecimentos.

Quero respirar os jardins, tocar nas estátuas, abraçar as árvores e estudar na relva fresca. Sentir a paz da natureza, carinhosamente protegida e cuidada pelo ser monstruoso que mais a destruiu.

Quero apreciar a arte que tenta fugir das molduras e das vitrinas dos museus, que teimam tanto em prendê-la. E também a arte que se libertou, que corre desenfreadamente pelas ruas e que invade como um agradável parasita todos os recantos e praças. Quero surpreender-me com as coincidências e os acontecimentos insólitos que atiram mais um bocadinho de cor para a tela do nosso dia.

Quero estranhar os edifícios de arquitecturas ousadas, temíveis e loucas. Quero viver um pouco do passado, que se continua a desenrolar vagarosamente nas emblemáticas lojas que o tempo não mudou. Quero reflectir-me nas montras, que compõem os rés-do-chão dos prédios imponentes, de típicas fachadas direitas. Quero conhecer os mundos que se escondem discretamente atrás das janelas ritmadas. Quero subir aos gloriosos terraços de onde se vê o mar de telhas de barro, salpicado de antenas parabólicas e estendais destemidos; e onde se assiste ao mergulhar do sol no Tejo, todas as tardes cor-de-laranja.

Quero enjoar-me do amarelo brilhante omnipresente da noite, que torna o céu negro tão acolhedor e confortável como o nosso lar. Quero enlouquecer com os ritmos e cores que festejam às altas horas, sem precisar de dormir.

Quero pertencer à dinâmica rede de vida que se entrelaça em nós, que nos quebra a rotina, e nos faz sonhar.

4 comentários:

  1. Fantástico. Quero isso tudo e tive-o agora: transportaste-me!

    ResponderEliminar
  2. Este site é protegido por reCAPTCHA. A Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

    ResponderEliminar
  3. Quer se manter informado sobre seus entes queridos sem gastar demais? Dê uma olhada no mSpy! Este software de monitoramento de primeira linha oferece descontos substanciais em seus recursos premium quando você aplica o código de cupom fornecido. mSpy é a solução perfeita para garantir a segurança da sua família. Com sua interface amigável, você pode monitorar facilmente a localização, mensagens de texto, chamadas de seus entes queridos e muito mais. Além disso, com o cupom desconto mSpy, você pode desfrutar de economias significativas neste software crucial.

    ResponderEliminar